Youtube


Visite o Canal Estudando Linguas e Temas Diversos (Powered Leco) e assista nossas videoaulas




quarta-feira, 12 de setembro de 2018

A Dieta Adoro Comer

Você pode satisfazer seu apetite sem sacrifícios.
Seu apetite pode parecer uma criatura selvagem que vive dentro de você, exigindo comida. Nem fala a sua língua: palavras que você conhece bem, como “gordo” e “magro”, nada significam para ele.
Como domar esse monstro? Você poderia drogá-lo com inibidores do apetite, arriscando-se a sofrer efeitos colaterais como insônia ou pressão alta. Poderia combatê-lo pela força de vontade, evitando alimentos caló- ricos, e acabaria passando fome. Ou ainda aprisioná-lo seguindo uma daquelas dietas cruéis e artificiais.
Mas você pode fazer algo natural e eficaz. Nem tente dominar seu apetite - em vez disso, satisfaça-o.
Segundo barbara rolls, professora de nutrição na Universidade Estadual da Pensilvânia e co-autora de The volumetrics weight-control plan: feelfull onfewer calories (O plano volumétrico de controle de peso: sinta- se satisfeito com menos calorias), a saciedade — a sensação de estar satisfeito ao fim de uma refeição — é o ingrediente que falta ao controle do peso. E o que cria a saciedade? Sobretudo o volume dos alimentos que você ingere.
Quando você faz refeições de “baixa densidade energética” — muita substância e poucas calorias —, satisfaz seu apetite sem ganhar peso.
Mas quais são esses alimentos de muito volume, poucas calorias e que matam a fome? Eis aqui sete dos melhores:

Sopas

“A sopa satisfaz de diversas maneiras”, explica Barbara. Seus olhos veem uma porção generosa, o aroma provoca diversos estímulos sensoriais e o líquido preenche o estômago. E uma sopa com muitos ingredientes demora a ser digerida, mantendo a sensação de saciedade.
Em um estudo de 1999, Barbara e co-pesquisadorcs da Universidade da Pensilvânia forneceram almoço a 24 mulheres uma vez por semana, durante um mês. Antes da refeição, serviam a elas uma das seguintes entradas, de 270 calorias: um guisado de frango e arroz, o mesmo guisado e um copo d’água ou uma canja com os mesmos ingredientes do guisado mais a água. A sopa reduziu em cerca de cem calorias o que as mulheres comeram. E quem tomou a sopa não comeu mais no jantar.
Barbara recomenda versões leves de sopas como minestrone, gaspacho, de batata com alho-porro, de milho e de cogumelos. Qualquer uma delas funciona como um primeiro prato ou lanche que diminui o apetite. Mas cuidado com as que levam creme de leite: são carregadas de gordura e calorias.

Sucos de vegetais

Em outro estudo dirigido por Barbara, os homens que tomaram um copo de suco de vegetais com 400 mililitros e 88 calorias, antes do almoço, ingeriram em media 136 calorias a menos do que os homens que não tomaram a bebida.
Outras pesquisas mostraram que o teor de sal e a temperatura não influíram. Para Barbara, o que faz efeito é a baixa densidade energética e a dose moderada de fibras do suco.

Flocos de farelo

São excelente fonte de fibras. Não só oferecem muito volume por poucas calorias, observa Phyllis Roxland, nutricionista de Nova York, mas, como todos os alimentos ricos em fibras, também reduzem o apetite.

“Um estudo demonstra que quem toma um café da manhã rico em fibras ingere cerca de cem calorias a menos no café c no almoço, no total", diz Barbara Rolls. Ela mistura flocos de farelo à aveia ou a outro cereal com alto teor de fibras.

Vitaminas

Gene Daoust, nutricionista de Nevada e coautor do livro 40-30-30fat buming nutrition (A nutrição que queima gorduras 40-30-30), recomenda para o café da manhã uma vitamina de proteína e frutas “inibidora do apetite": junte uma concha de proteína em pó, 1/2 banana congelada, 1/2 xícara de morangos congelados, 3/4 de xícara de água e j duas colheres de chá de amêndoas. Essa combinação sacia porque contém nutrientes densos. Além disso, como equilibra proteínas, gorduras e carboidratos, ajuda a manter estáveis os níveis de açúcar no sangue.

Frutas silvestres

Doces e suculentas, estas e outras frutas podem ser os melhores lanches, diz Barbara. Além do alto teor de água, contem muitas fibras e, portanto, satisfazem com poucas calorias.
Compare estas opções, cada uma com cerca de cem calorias: 10 balas de goma, 18 biscoitos salgados sem gordura e 1 1/2 xícara de morangos frescos. Essa quantidade de balas e biscoitos não vai diminuir seu apetite. Mas quase todas as frutas, silvestres ou não, podem satisfazer você.

Molho picante de tomate

Enquanto alguns nutricionistas preferem alimentos com muito volume e muitas fibras, os pesquisadores da Universidade Laval, no Canadá, apostam na capsicina, a ardente substância presente na pimenta-malagueta. Em uma série de experimentos, Angelo Tremblay e seus colegas adicionaram a pimenta ao café da manha ou às entradas do almoço e mediram o quanto as pessoas comeram depois.
Em um teste feito com 13 mulheres, eles constataram que a inclusão da pimenta-malagueta no café da manhã reduziu significativamente a fome das mulheres entre essa refeição e o almoço, e que elas mostraram uma tendência a diminuir o número de calorias consumidas ao meio-dia. Entre os homens, verificaram que um tira-gosto temperado com pimenta-malagueta reduziu a ingestão de calorias no almoço e no lanche.
Tremblay acredita que a pimenta atue como um "estimulante não farmacológico”, aumentando a atividade do sistema nervoso simpático. Isso reduz o apetite, embora não se saiba por quê. Ele descobriu ainda que a capsicina da pimenta-malagueta aumenta ligeiramente o número de calorias queimadas, processo fisiológico chamado termogênese. Como colocar isso em prática? Omeletes com molho apimentado ou batatas assadas com molho picante de tomate.

Sobremesas congeladas

"Muitas pessoas continuam a comer até ingerir algo doce”, observa Barbara. Isso não é necessariamente ruim.
"As sobremesas congeladas estão entre as melhores formas de satisfazer a vontade de comer doce sem acumular calorias”, diz Phyllis Rox- land. Um sorvete de creme.de 75 gramas corresponde a apenas 130 calorias. Meia xícara de sorvete de chocolate à base de iogurte acrescenta meras 115 calorias ao seu jantar.
É claro que, completa Barbara, você pode adotar outra tática. "Coma uma quantidade satisfatória de alimentos de baixa densidade energética e, de sobremesa, saboreie um pedaço do chocolate mais delicioso que encontrar".


Nenhum comentário: